-
Arquitetos: SuperLimão
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Fahrer Design, Novidario
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto AmbevOn nasce da parceria entre Ambev e Poli (Escola Politécnica da USP), com o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho através da pesquisa e investigação de temas como inovação e empreendedorismo.
O tema é muito pertinente pois há tempos percebemos que os projetos de escritórios estão cada vez mais parecidos com as próprias universidades, lugares de troca e colaboração. Desta vez, o desafio foi trazer o que há de melhor do ambiente corporativo para o universitário.
O projeto consiste no retrofit de uma área de 400m2, localizada em um dos edifícios originais da Poli.
Boa parte das ações aconteceram no sentido de retomar e potencializar a arquitetura do edifício, valorizando sua história e técnicas de conforto ambiental presentes. As aberturas, que ao longo de inúmeras alterações haviam sido fechadas, tiveram seus vãos ampliados com o objetivo de melhorar a qualidade da iluminação e ventilação dos espaços, além de estabelecer uma relação de conexão com as áreas externas do campus, trazendo o visual tão agradável e rico em áreas verdes para dentro do espaço. A questão acústica teve também uma atenção e tratamento especial no projeto para garantir o conforto e qualidade no uso dos espaços.
Para atender às diversas demandas do programa foram criados espaços dinâmicos e flexíveis que permitem diferentes possibilidades de configurações, como por exemplo, salas menores pra reuniões internas de brainstorm, booths para reuniões rápidas informais, phone booths individuais e auditório.
Um dos destaques do projeto, pensando nessa demanda, foi a criação de uma arquibancada móvel motorizada, que se desloca através de um trilho, possibilitando a configuração de uma área de uso maior ou menor, dependendo da necessidade (que pode variar de 30 a 50 pessoas). Dependendo do seu tamanho, essa área pode funcionar como um auditório, ou como um espaço de trabalho, apresentações e eventos. Além disso, o espaço sob a arquibancada foi otimizado e aproveitado para instalação de phone booths.
No desenvolvimento do projeto, a escolha foi manter aparente alguns elementos construídos, suas técnicas e materiais utilizados, de maneira que o próprio espaço inspirasse e ensinasse os alunos que o frequentarão. A lateral da arquibancada recebeu um elemento transparente que permite a visualização da sua estrutura de funcionamento interno. As paredes de drywall foram desenvolvidas em policarbonato transparente para que a sua estrutura ficasse visível, expondo a forma como foi pensada e executada.